Prevenção com exames e vacina é ideal para combater câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente nas mulheres brasileiras, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), perdendo apenas para os cânceres de mama e colorretal.

Este tipo de câncer está relacionado com várias causas, mas a principal é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Segundo Ricardo Chazan Breitbarg, oncoginecologista do hospital Samaritano Higienópolis, muitas mulheres se curam espontaneamente e um número reduzido apresenta lesões que podem ser de baixa ou alta gravidade. Estas lesões podem culminar em problemas mais sérios. “Salientamos a importância da prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero, que pode ser totalmente detectado com a realização regular do exame de Papanicolaou e com a vacinação contra o HPV”, alertou Breitbag.

Para prevenir a doença, a recomendação médica é a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos, em mulheres entre 25 e 64 anos.

Há também a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). (Com informações da Labor News – 02.02.21)

Anterio

Próximo