O presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), e presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), Carlos Eduardo Gouvêa, participou nesta quarta-feira, 8 de junho, de encontro realizado em Brasília entre o presidente interino Michel Temer e 197 empresários. O evento teve o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP.
Na oportunidade, o dirigente presenteou o presidente interino com um exemplar do Saúde 4.0, publicação que elenca 25 propostas para alavancar o segmento de Dispositivos Médicos no País, elaborada por diversos especialistas do setor e pelas entidades que formam a ABIIS. A obra contempla as diversas fases do ciclo de vida de um dispositivo médico, da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ao acesso, regulação, monitoramento, gestão do produto, descarte ou aprimoramento.
Após a reunião com Michel Temer, Carlos Gouvêa participou de audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o secretário interino de Ciência e Tecnologia e a diretora da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec), Clarice Petramale. Todos foram presenteados com um exemplar do Saúde 4.0.
Segundo Carlos Gouvêa, apesar da pouca duração das audiências, o importante é deixar espaços abertos para negociarmos os pleitos do setor.
Ele ressaltou que, durante a audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi possível mostrar a importância do papel do segmento de diagnóstico in-vitro para a prevenção e detecção de doenças e que os resultados influenciam em 80% as tomadas de decisões médicas.
(Por Oficina de Mídia – 9.6.16)