Piauí recebe dez mil testes rápidos produzidos pela ECO Diagnóstica

Na última terça-feira (23/6), o estado do Piauí recebeu dez mil testes rápidos para a detecção do Covid-19, produzidos pela Eco Diagnóstica, associada da CBDL, que fazem parte do programa Busca Ativa para a testagem em massa.  

O teste escolhido pelas autoridades piauienses é o de antígeno que pode diagnosticar a proteína do novo coronavírus no período de infecção.

“Compramos 50 mil testes antígenos que descobre mais cedo, junto com o PCR. Recebemos os primeiros 10 mil, fomos buscar lá em Minas Gerais. Esse teste descobre ali a partir do segundo dia. Descobrindo mais cedo temos a condição de garantir o tratamento mais cedo”, comentou Wellington Dias,  governador do Piauí.

A coleta do teste é realizada por meio de swab nasal e o resultado fica pronto entre 15 a 30 minutos. 

“O antígeno é  uma proteína que faz parte da estrutura do vírus. Ele detecta o vírus e a diferença do RT PCR é que o PCR pega o material do vírus e amplifica. Por ele amplificar é muito mais sensível. A maior vantagem do teste de antígeno é a praticidade e pode ser feito sem estrutura laboratorial”, detalhou a farmacêutica bioquímica Symonara Faustino. (Com informações do Portal Cidade Verde – 23.06.20)

Anterio

Próximo