Parceria com empresa brasileira e canadense desenvolve teste para o diagnóstico de hepatite C viral

Acaba de ser desenvolvido um novo teste de ácido nucleico (NAT) de baixo custo para o diagnóstico da hepatite C viral. O teste foi produzido pela DGLab e a empresa canadense Custom Biologics.

“Essa parceria possibilitará que a Custom Biologics e a DGLab desenvolvam um NAT para a hepatite C rápido e eficaz em termos de custo, utilizando amostras de sangue”, declarou  Daniel Mamelak, CEO da Custom Biologics, que conta com recursos do Canadian International Innovation Program (CIIP).

De acordo com o empresário, o novo teste pode ser executado no local, mesmo em regiões que não tenham instalações médicas. “Os imunoensaios são rápidos e de baixo custo, mas não têm precisão para subsidiar decisões sobre cuidados com pacientes. As tecnologias baseadas no método de reação em cadeia da polimerase [PCR], por sua vez, têm excelente sensibilidade e desempenho, mas são demoradas e caras”, complementa Mamelak.

O teste será testado com amostras do Instituto Adolfo Lutz (IAL). O Brasil será o primeiro mercado global a testar e validar a nova tecnologia. (Com informações da Agência Fapesp – 24.10.18)

 

Anterio

Próximo