Parauapebas é um dos primeiros municípios a testar em massa para identificar Covid-19

O município de Parauapebas, no Pará, conseguiu realizar 7 mil testes PCR para identificação do Covid-19, tornando-se um dos primeiros do Brasil a fazer a testagem em massa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Os testes empregados foram os ‘PCR Seegene Allplex 2019-nCov Assay’, utilizados pela Coreia do Sul e por outros países para promover o levantamento do perfil epidemiológico no controle da pandemia. Os mesmos testes foram adquiridos pelo Ministério da Saúde que, por meio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), encomendou 10 milhões de kits. 

“A aplicação de um programa de testagem em massa da população local conta com todo o apoio da Seegene seja com insumos ou pessoal para suporte técnico científico”, comentou Guilherme Ambar, CEO Seegene Brasil. 

O dirigente explicou que as amostras de material da garganta e do nariz que foram coletadas pelo sistema drive thru em Parauapebas, precisam ser processadas em laboratório para serem encaminhadas a um sistema de detecção por fluorescência para a identificação de até três marcadores do RNA do vírus. “O teste tem 100% de confiabilidade”, disse Ambar. 

Com a identificação das pessoas contaminadas e das áreas mais afetadas, a Prefeitura de Paraupebas poderá isolar aqueles que representam risco de contágio e bloquear a transmissão. O laboratório está capacitado para  processar 1.500 testes por dia. (Com informações da DOC Press – 11.06.20)

Anterio

Próximo