No próximo dia 17 de junho, o 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), contará com a palestra magna da médica pneumologista, pesquisadora da Fiocruz e membro titular da Academia Nacional de Medina, Dra. Margareth Dalcolmo, uma das vozes mais respeitadas da saúde pública brasileira.
Com o tema “O impacto social das epidemias ao longo do tempo”, a conferência propõe uma viagem pela história das grandes epidemias e seus efeitos duradouros na cultura, na política e na organização das sociedades. A Dra. Dalcolmo abordará desde a Peste Antonina, ainda na Roma Antiga, até as pandemias do século XXI, como a COVID-19, trazendo à tona as lições aprendidas, e as que ainda não foram, diante das crises sanitárias globais.
A especialista destacará episódios como a peste negra, do século XIV, influenciando o surgimento do Renascimento, e como a gripe espanhola (1918-1919) teve repercussões sociais e econômicas profundas, inclusive no Brasil. No contexto mais recente, a pandemia de COVID-19 será analisada sob o viés de suas falhas estruturais e do impacto social negativo provocado pela desinformação e pelo negacionismo científico. “A COVID-19 nos decepcionou como sociedade global. Esperava-se uma resposta mais solidária e transformadora, mas o que vimos foi o agravamento de conflitos e o avanço do obscurantismo”, antecipou a médica em conversas preparatórias para o evento.
A palestra também deverá enfatizar o papel estratégico das análises clínicas no enfrentamento de epidemias, ressaltando que a capacidade de diagnóstico rápido e eficaz é a base de qualquer resposta sanitária eficiente. Segundo Dalcolmo, investir em redes laboratoriais robustas é um compromisso inadiável para países que pretendem se preparar para novas ameaças globais.
E o futuro?
Um dos pontos centrais da apresentação será a possibilidade real de novos períodos pandêmicos, em razão das mudanças ambientais, do avanço das zoonoses e da intensa mobilidade humana. A médica reforçará a necessidade de união entre ciência, ética e governabilidade para que a humanidade esteja mais preparada e menos vulnerável.
A palestra de abertura da 50ª edição do CBAC promete provocar uma profunda reflexão entre os profissionais da área da saúde como um todo, unindo história, ciência e responsabilidade social.
Evento: 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC)
Data: 15 a 18 de junho de 2025
Local: Expo D. Pedro – Campinas (SP)
Programação e inscrições: www.sbac.org.br/cbac
(Com informações da Baruco – 16.06.2015)

