Painel da Abramed mostra números sobre acesso de exames e importância do diagnóstico

De acordo com a mais nova edição do Painel Abramed 2019 – O DNA do Diagnóstico, publicação anual da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), quase 1/5 dos exames têm os resultados acessados por internet.

Ainda segundo a publicação, dos 480,8 milhões de exames realizados em  2018, por empresas associadas à entidade, 83,4 milhões (17,5%) foram acessados via online.

“Os acessos online ainda vão aumentar muito, uma vez que a maioria da população brasileira já está conectada e que recursos e ferramentas para esse tipo de acesso são disponibilizados pela grande maioria das empresas. 100% de nossas associadas oferecem essa conveniência a seus clientes”, destacou Priscilla Franklin Martins, diretora-executiva da Abramed.

O Painel Abramed 2019 ainda faz uma demonstração da importância da cadeia laboratorial para o tratamento dos pacientes. O documento aponta que entre 50% e 70% das condutas médicas foram baseadas em exames de diagnóstico.

Sobre os laudos não acessados ou retirados pelos pacientes, o Painel informou que apenas 4% das pessoas (15,9 milhões) não foram buscar, nem pessoalmente, nem pela internet, seus exames.  Grande parte deste percentual está relacionado com o fato de que os resultados foram acessados diretamente pelos profissionais de saúde, sem passar pelo paciente.

“O processo de diagnóstico tem implicações importantes no ciclo de cuidado com o paciente. Por isso, é importante que ele acompanhe seu estado de saúde e participe de diálogos e decisões sobre as melhores possibilidades de tratamento, minimizando riscos e ampliando resultados positivos”, conclui Priscilla. (Com informações do Labnetwork – 18.2.20)

Anterio

Próximo