Nutricionistas defendem cobertura obrigatória em exames laboratoriais em planos de saúde

Nesta terça-feira, dia 7 de junho, entidades que representam a categoria dos nutricionistas defenderam, na Câmara dos Deputados, mudanças na lei para obrigar operadoras de saúde a cobrir exames laboratoriais solicitados por profissionais de nutrição.

Atualmente, a legislação prevê apenas a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico de pacientes, com dependência do médico auditor do plano.

“Não temos nenhum dispositivo que impeça a prescrição de exames solicitados por nutricionistas, mas, conforme previsão legal, só terão obrigatoriedade de cobertura pelos planos de saúde os exames indicados por médico ou dentista”, comentou a gerente de Cobertura Assistencial e Incorporação de Tecnologias em Saúde, Marly Peixoto.

Segunda a gerente, os planos de saúde podem ser obrigados apenas a cobrir de seis a 18 consultas com nutricionistas por ano.

Já o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que sugeriu o debate, disse que não se trata de nenhum tipo de disputa entre o médico e o (a) nutricionista. “O nutricionista não quer entrar na área do médico, ele quer simplesmente ter o direito de prescrever exames, e não para receitar remédio, mas para poder, por meio de conhecimento científico, cuidar melhor do seu paciente com sua ferramenta que é a alimentação”, disse.

Para as entidades que representam os nutricionistas, os exames laboratoriais são protagonistas na análise nutricional do paciente. “O paciente tem todo o direito de ter um tratamento adequado, desde as doenças mais graves até a prevenção delas, que é o nosso foco principal, com a nossa principal ferramenta, que é o alimento”, concluiu Pedro Lucas Ferreira, da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN). (Com informações da Agência Câmara de Notícias – 08.06.22)

Anterio

Próximo