Número reduzido de testes e rapidez na análise pela Anvisa foram frisados pela CBDL em reportagem do Valor

O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa, foi entrevistado pelo jornal Valor Econômico para falar sobre os novos testes para o diagnóstico do Covid-19.

Gouvêa destacou na reportagem a existência de, pelo menos 12 exames direcionados à detecção do coronavírus, que estão aguardando a autorização da Anvisa para a comercialização. 

Segundo o dirigente, os testes que estão sendo realizados no país têm um contingente limitado. “Os exames que a população pode acessar hoje são produzidos pela Fiocruz e destinados às unidades públicas de referência. Há também os testes que foram desenvolvidos na modalidade de pesquisa por laboratórios privados de medicina diagnóstica como o Einstein e o Fleury”, comentou Gouvêa.

A Anvisa informou ao Valor Econômico que ainda não há produtos registrados para o diagnóstico de Covid-19 no Brasil, mas que está priorizando a análise dos processos realizados em função do caráter emergencial.

Por sua vez, a CBDL cobrou celeridade nas análises, além de reivindicar resolução específica para a avaliação remota das boas práticas de fabricação ou que a validação seja executada por outra autoridade competente. (Com informações do Valor Econômico – 17.3.20

Anterio

Próximo