O pesquisador João Paulo de Campos da Costa, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, acaba de desenvolver um dispositivo eletrônico para o diagnóstico de hepatite C. A ferramenta é mais rápida, já que confere o resultado em dez minutos, além de ter um custo mais baixo.
De acordo com o pesquisador, o aparelho é mil vezes mais sensível para detectar o anti-VHC, anticorpo que combate a doença, em comparação aos exames convencionais.
“Alguns exames levam até uma semana para ficarem prontos na rede pública e aqueles que utilizam sistemas eletroquímicos para diagnóstico são muito caros, podendo chegar a mais de R$ 20 mil”, afirma Campos da Costa.
Depois de realizar o exame, o equipamento envia os resultados para um aplicativo de celular, que armazena o exame em um cartão de memória e pode ser enviado, ao médico responsável, para e-mails ou redes sociais como Whatsapp.
O aparelho eletrônico é portátil e conta com microcontrolador, amplificadores de sinal, bateria e sistema de recepção e envio de dados sem fio. (Com informações da USP – 18.7.18)