Nova plataforma avalia toxicidade para produtos ligados à saúde

O farmacêutico Carlos Eduardo Matos, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), produziu uma plataforma que avalia a toxicidade de compostos utilizados pela indústria da saúde como novos ingredientes, produtos de degradação, impurezas e contaminantes.

“Baseados em algoritmos e técnicas complexas de inteligência artificial, modelos computacionais (in silico) validados permitem avaliar o potencial de toxicidade e ecotoxicidade de compostos sem a necessidade de síntese da substância e ainda permitem racionalizar testes com animais e testar apenas moléculas com maior chance de sucesso”, comentou Matos.

A plataforma virtual propicia, em tempo real, que as áreas de P&D das indústrias ligadas à saúde possam obter análises toxicológicas e ecotoxicológicas remotamente, sem implantar um laboratório próprio. Com a ferramenta é possível prever se as moléculas terão impacto na saúde ou no meio ambiente.

Vale destacar que o ex- governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou, em 2013, a Lei 777/2013 que proíbe o uso de animais para fabricar produtos cosméticos, perfumes e de higiene pessoal. (Com informações da Agência Fapesp – 16.7.19)

Anterio

Próximo