Em decorrência do agravamento da atual situação que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) se encontra e a deflagração de uma possível greve, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), alerta sobre a possibilidade de impetrar um Mandado de Segurança Coletivo, caso assim entendam seus associados que se reunirão em breve em Assembleia Geral Extraordinária, conforme previsto no estatuto da entidade.
Em conversa com a ANVISA, a CBDL reconhece que toda a Diretoria Colegiada da Agência tem atuado para amenizar o impacto e que, por saber da gravidade que a interrupção prolongada dos serviços pode causar ao sistema de saúde, deve buscar formas emergenciais para a operação das áreas mais críticas.
A CBDL entende que, por ser o primeiro elo da cadeia de saúde, o diagnóstico é essencial e dele dependem terapias, decisões médicas e procedimentos. Por esta razão, não há como se interromper o seu fornecimento!
Entre as reivindicações da CBDL, e as demais associações do segmento saúde, está o canal verde para todos os embarques, uma vez que o setor enfrenta uma crise substancial de desabastecimento por conta da “operação padrão” que se arrasta nas últimas semanas, o que representa um momento caótico da área da saúde!
A CBDL espera que o bom senso prevaleça nas negociações entre Governo Federal e as Agências Reguladoras e que a greve seja interrompida imediatamente para que a situação seja normalizada e a população não seja mais afetada do que já foi até o momento.
Carlos Eduardo Gouvêa
Presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial
(Com informações da CBDL – 27.07.2024)