Melatonina natural pode proteger avanço da Covid-19, diz pesquisa da USP

Um estudo realizado por pesquisadores da USP identificou que o hormônio “melatonina”, produzido nos pulmões, pode atuar como uma barreira contra o avanço da Covid-19. De acordo com  a pesquisa, o hormônio impede a expressão de genes codificadores de proteínas de células, que estão presentes em algumas áreas do corpo como nariz e alvéolos pulmonares, e barra a infecção das células pelo vírus, além da ativação do sistema imunológico.

Essa descoberta amplia o conhecimento sobre uma questão recorrente: por que há pessoas que não são infectadas (ou mesmo que foram contaminadas) e são assintomáticas?

Com isso, já se estuda a possibilidade da utilização da melatonina injetada via nasal para impedir a evolução da enfermidade ou mesmo como forma de prevenção. No entanto, é preciso aferir a eficácia do hormônio contra o novo coronavírus e, para isso, será necessária uma série de pesquisas.

“Constatamos que a melatonina produzida pelo pulmão atua como uma ‘muralha’ contra o sars-cov-2, impedindo que o patógeno entre no epitélio, que o sistema imunológico seja ativado e que sejam produzidos anticorpos. Essa ação da melatonina do pulmão também deve ocorrer com outros vírus respiratórios, como o da influenza”, comentou Regina Pekelmann Markus, professora do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenadora do projeto. (Com informações da Agência Fapesp – 14.01.21)

Anterio

Próximo