Laboratório São Paulo segue cuidados e recomendações da Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose na realização do teste de Anticoagulante Lúpico

O teste de Anticoagulante Lúpico é extremamente difícil de ser feito e exige do laboratório uma série de cuidados e processos para a obtenção do resultado. Em Minas Gerais, o Laboratório São Paulo é um dos poucos que se se estruturou para realizar o exame com todas as recomendações exigidas e oferecer aos médicos e pacientes as informações corretas.

A pesquisa do Anticoagulante Lúpico deve ser realizada nos pacientes que apresentam suspeita clínica para a Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAAF – abortamento de repetição antes da 10ª semana de gestação, perda fetal sem causa documentada acima de dez semanas de gestação de fetos morfologicamente normais e partos prematuros, antes de 34 semanas por pré-eclâmpsia, eclampsia ou disfunção placentária, além das tromboses venosa ou arteriais) ou naqueles com achado de prolongamento do tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa) em exames de rotina.

Pesquisas generalizadas em pacientes assintomáticos ou em outras categorias de pacientes diferentes da descrita acima são altamente desencorajadas uma vez que o teste possui baixa especificidade. O Anticoagulante Lúpico é detectado por testes funcionais. Esses anticorpos se manifestam como inibidores da coagulação fosfolípides dependentes. São detectados por ensaios coagulométricos com baixas concentrações de fosfolípides.

O Anticoagulante Lúpico é o resultado da ligação de Anticorpos Antifosfolípides a proteínas plasmáticas, principalmente a Antibeta 2 Glicoproteína I. Essa tem afinidade por Fosfolípides com carga negativa. Um teste positivo deve ser, obrigatoriamente, repetido em 12 semanas para confirmar o diagnóstico.

Como a pesquisa do Anticoagulante Lúpico é realizada:

Testes de rastreamento (screening):

Utilizar testes coagulométricos onde as concentrações de fosfolípides sejam mínimas com diferentes ativadores (pelo menos dois). A recomendação atual é que seja utilizado o veneno de víbora de Russel diluído (TVVRd)e o TTPa ativado pela sílica ou ácido elágico. Os resultados devem ser reportados como razão, tempo do paciente/tempo do controle. Se alargados (positivo) devemos prosseguir.

Os próximos passos são simultaneamente a realização do ensaio de mistura e do teste confirmatório.

Ensaio de mistura: A utilização de uma mistura de um pool de plasma de pessoas normais ou um calibrador que contenha níveis conhecidos de fatores de coagulação nos permitem separar se o alargamento do TTPa ou do TVVRd são causados pela deficiência de fatores, uso de antagonistas da vitamina K ou pela presença de inibidores da coagulação. Nos dois primeiros casos, o teste vai normalizar com a adição do pool/calibrador e na presença de inibidores os testes permanecerão alargados.

O confirmatório vai responder à pergunta sobre quem está mantendo alargado o ensaio de mistura. Adicionamos fosfolípide na reação que não apresentou correção após a realização do ensaio de  mistura. A correção dos testes aponta para a existência de um inibidor fosfolípide dependente, o Anticoagulante Lúpico. A não correção nos indica a existência de outro inibidor da coagulação. É importante lembrar que as heparinas e os anticoagulantes orais diretos podem funcionar como inibidores da coagulação não fosfolípides dependentes.

É extremamente importante que o resultado seja liberado com a interpretação do conjunto dos testes e é desejável que o contexto clínico também seja levado em consideração. O resultado da pesquisa dos anticorpos Anticardiolipinas e Antibeta 2 Glicoproteína I devem ser avaliados em conjunto com o Anticoagulante Lúpico. (Com informações da Maio Comunicação – 26.12.22)

Anterio

Próximo