Importância da dosagem de vancomicina no tratamento das meningites

A meningite é uma doença caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

A meningite bacteriana é causada principalmente por: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae. É uma infecção perigosa muito comum em crianças menores de cinco anos. Deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.

Quando falamos em tratamento hospitalar com antibióticos vários pontos precisam ser analisados na administração e monitoramento das doses.

Um dos principais antibióticos utilizado tratamento da meningite é a vancomicina, um antibiótico pertencente ao grupo dos glicopeptídeos. Sua importância consiste em ser a principal alternativa para o tratamento de infecções graves, principalmente meningite causada por pneumococo com grande resistência à penicilina.

O monitoramento de concentrações séricas de vancomicina, associado a uma avaliação clínica cuidadosa, é o meio mais eficaz de garantir uma terapia adequada, por diversos motivos:

  • Cada paciente pode apresentar um alto grau de variabilidade na resposta à administração de uma de vancomicina, em termos de volume de distribuição e taxa de clearance plasmático da droga;
  • O risco de ototoxicidade e nefrotoxicidade causadas pela vancomicina aumenta em pacientes com função renal comprometida e em pacientes tratados concomitantemente com aminoglicosídeos;
  • Pacientes com função renal ou hepática comprometida, em diálise, com obesidade mórbida, tratados concomitantemente com aminoglicosídeos e pediátricos ou idosos devem ser monitorados rigorosamente no decorrer da terapia com vancomicina.

Os métodos usados historicamente para monitorar concentrações séricas de vancomicina são: ensaios microbiológicos, imunoensaios e ensaios cromatográficos.

A Beckman Coulter, empresa associada à CBDL, possui em seu portifólio de Imunoensaios e Menu de Monitoramento de Drogas Terapêuticas, o Emit® 2000 Ensaio de Vancomicina. O ensaio é um imunoensaio enzimático homogêneo, cujo uso específico pretendido é a análise quantitativa de vancomicina no soro ou plasma humano. As aferições feitas por este ensaio são usadas no diagnóstico e tratamento de superdosagem por vancomicina e no monitoramento do nível de vancomicina, para garantir uma terapia adequada. (Com informações da Beckman Coulter – 16.05.23)

Anterio

Próximo