IBMP confirma que seus testes para Covid detectam a variante Ômicron 

Desde que a ômicron foi apontada como uma preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), associado à CBDL, vem estudando a capacidade de seus testes em reconhecer essa nova variante. A conclusão das análises em laboratório confirma que o Kit Biomol OneStep Covid-19 (RT-PCR) e o Teste Rápido Covid Ag (Antígeno) permanecem eficazes na detecção do SARS-COV-2, mesmo na presença da nova variante.   

Ambos os testes foram desenvolvidos pelo IBMP, registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são comercializados para os mercados público e privado.  O Kit Biomol OneStep Covid-19 do IBMP foi um dos primeiros a serem desenvolvidos no país para utilização na plataforma de PCR em Tempo Real (qPCR), sendo um dos testes mais usados em toda a rede de testagem do Brasil. 

Já o Teste Rápido Covid Ag do IBMP foi desenvolvido no início de 2021, teve a comercialização iniciada em abril do mesmo ano e, atualmente, faz parte do rol de testes de antígeno ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Expansão da Testagem. Como é um teste portátil, seguro e de resultado instantâneo (cerca de 15 minutos), uma das formas de utilização é no monitoramento sanitário de casos, como em escolas, hospitais, aeroportos e grandes eventos para facilitar a triagem rápida para um diagnóstico assertivo.    

Focando em tecnologia de ponta e em processos de qualidade em todos os setores, o IBMP consolida-se como um dos grandes produtores nacionais de soluções para diagnóstico in-vitro. O Instituto está em constante ampliação de seu portfólio, ofertando atualmente sete produtos registrados na ANVISA. (Com informações do IBMP – 14.12.21)

Anterio

Próximo