Grupo de pesquisadores de programa da Abbott estuda novas cepas de doenças infecciosas virais

A empresa Abbott, associada à CBDL, organizou um grupo de pesquisadores para a condução de um programa específico para a vigilância em temas relacionados em doenças infecciosas virais. Trata-se do Programa Global de Vigilância em Doenças Infecciosas Virais.

A proposta é promover projeções populacionais ligadas às infecções, desenvolvimento de novos produtos com novas cepas ou cepas em evolução, entre outras ações pra servir de alerta máximo em doenças que surgirem pelo mundo.

O programa da Abbott, desenvolvido com parcerias entre instituições e universidades de 45 países, incluindo o Brasil, promoveu pesquisas utilizando o banco de sangue de amostras de sangue de parceiros.

Foi a partir deste programa que, em 2019, foi identificada uma nova cepa do HIV2, o que ajudou a desempenhar um papel significativo para novos estudos sobre infecção. Atualmente, o grupo de pesquisadores está envolvido com as novas cepas do SARS-CoV-2, vindas dos Reino Unido, Brasil e África do Sul.

Entre as características do Programa Global de Vigilância em Doenças Infecciosas Virais está a pesquisa acerca de novos testes diagnósticos de ponta. “Também oferecem subsídios baseados nos epítopos específicos para que diversas instituições e indústrias possam monitorar as doenças, desenvolver tratamentos e vacinas”, completou a especialista em Atenção Primária e Inovação e gerente de Iniciativas Estratégicas em Saúde e Soluções Clínicas da Abbott, Syllene Nunes. (Com informações do Labnetwork – 06.02.21)

Anterio

Próximo