Realizada no dia 29 de agosto, a primeira rodada dos Diálogos Regulatórios promovida pela Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS) da Anvisa com o setor de tecnologia e produtos para saúde, teve como objetivo a troca de informações entre a Agência Reguladora e as empresas que atuam nesse setor para compreender melhor o cenário de mudanças atual, visto que o setor de dispositivos médicos e equipamentos de uso na área de saúde é um dos mais dinâmicos regulados pela Agência e passa por um processo de inovação tecnológica muito acelerado.
Segundo a diretora de Autorizações e Registros da Anvisa, Alessandra Bastos, a sociedade e o setor de dispositivos médicos estão mudando de forma muito rápida e, por isso, o diálogo e a troca de entendimento são fundamentais para que o trabalho da Agência acompanhe as transformações no ritmo necessário para garantir a entrada de novas tecnologias no mercado brasileiro.
Cerca de 200 pessoas, incluindo representantes da indústria, importadores, academia, profissionais de saúde e servidores de diversas áreas da Agência, participaram do encontro.
Representantes do setor de dispositivos médicos indicaram pontos em que a ação da agência e da área técnica da agência pode melhorar.
Entre eles, destacaram a instabilidade ou falha nos sistemas eletrônicos da Anvisa. Também foram apresentadas algumas sugestões como a edição de um regulamento específico para tratar, com foco no risco sanitário, petições de alterações de produtos médicos. O evento contou com apresentações abordando o Relatório de Produtividade da área de produtos para a saúde, os resultados da pesquisa de satisfação realizada durante a Feira Hospitalar 2018, a Atualização da Agenda Regulatória e sobre Regulamentos em desenvolvimento e as Principais iniciativas em 2018. (Com informações do portal da Anvisa – 4.9.18)