Fleury doa painéis genéticos de mama para o HCFMRP

O Grupo Fleury, em parceria com a Illumina, acaba de fazer uma doação de 130 painéis de mama para o setor de genética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O HCFMRP terá até final de dezembro deste ano para realizar os exames.

Este painel realiza o sequenciamento completo dos genes BRCA1 e BRCA2, ambos genes de alta penetrância, assim como outros 23 genes com riscos relativos associados bem definidos e penetrância moderada, com associação causal mais fraca ou pouco estudada. As síndromes de câncer hereditário são responsáveis por 5 a 10% de todos os diagnósticos de câncer.

A presença de uma variante patogênica em determinados genes leva a um aumento do risco do desenvolvimento de vários tipos de câncer. Cerca de 10-15% dos pacientes com câncer de mama e/ou ovário são portadores de uma mutação germinativa em um dos genes associados com a síndrome. O sequenciamento de nova geração tem a vantagem de analisar múltiplos genes de maneira simultânea. (Com informações da A&4 Holofote – 23.11.22)

Anterio

Próximo