Fleury anuncia novo teste mais barato baseado em proteína

Na última terça-feira (26/5), o Grupo Fleury anunciou um teste inédito para a detecção do Covid-19. Desta vez, o exame analisará a proteína do vírus, ao invés do RNA.

“O RNA é uma molécula muito frágil, não aguenta variações de temperatura. Então, você é obrigado a processá-las em tempo curto ou em temperaturas baixas, o que faz com que seja muito difícil para algumas capitais no Brasil realizarem esses testes. Depende muito da distância que a pessoa está do laboratório e da temperatura que você consegue mantê-lo. Já  a proteína do vírus pode ser identificada à temperatura ambiente por cinco dias após a coleta do material”, declarou o infectologista Celso Granato, e diretor Clínico do Grupo Fleury, para a revista Exame.

Segundo informações, a proteína pode durar mais do que cinco dias, o que propicia um processo mais fácil de identificação viral. Este teste de proteína tem 84% de sensibilidade e 100% de especificidade.

De acordo com o Fleury, este diagnóstico é mais eficiente entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas da Covid-19. O Grupo Fleury conta com material para a produção de 15 mil testes e pode produzir cerca de 1.500 testes por dia.

Foram necessários dois meses para o desenvolvimento do projeto e o custo aos laboratórios será 15% mais em conta que o PCR, que está na faixa entre 170 e 180 reais. (Com informações da Exame – 26.05.20)

Anterio

Próximo