Um estudo da Fiocruz Bahia, publicado na revista científica Plos Neglected Tropical Diseases, avaliou quatro proteínas quiméricas do T. cruzi , com o emprego da técnica de Elisa, para avançar no diagnóstico da doença de Chagas em cães.
A meta da pesquisa era a produção de um teste de diagnóstico sorológico de última geração para a identificação da presença de anticorpos anti-T. cruzi em cães.
A pesquisa contava com uma limitação que era a escassez de um teste padrão validado para a pré-classificação de soros para a avaliação dos antígenos. Para superar a limitação, foram empregados testes Elisa de referência, de matrizes antigênicas distintas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico da doença de Chagas em humanos.
A conclusão do estudo apontou que dois dos quatro antígenos analisados mostraram um elevado potencial diagnóstico e podem ser empregados em testes sorológicos para a doença de Chagas canina. (Com informações da Agência Fiocruz – 31.7.19)
Boa tarde!! Fiquei interessado neste estudo; pois trabalhamos com leishmaniose em cães. Gostaria de saber se vocês poderiam enviar uma cópia do artigo para referência. Muito obrigado.
Prezado Mayerson, boa tarde. Não temos a cópia do artitgo, mas sugiro vc entrar em contato com a Fiocruz. O site da agência é https://agencia.fiocruz.br/ abs
Aqui o artigo: https://journals.plos.org/plosntds/article/related?id=10.1371/journal.pntd.0007545