Farmácias autorizadas poderão realizar testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis

Uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde orienta que as farmácias autorizadas poderão realizar testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites virais e sífilis. A medida deve facilitar o acesso à testagem e ainda junta esforços para a eliminação destas infecções até 2030, conforme compromissos com a OMS.

“A execução de testes rápidos por farmácias autorizadas é uma das ferramentas de apoio à ampliação do acesso à testagem junto às pessoas que, por motivos diversos, não buscam ou não têm acesso aos serviços de saúde do SUS para a realização de testagens rotineiras”, comunicou o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Segundo a nota, os testes poderão ser feitos por pessoa de qualquer idade. No entanto, se o paciente tiver entre 12 e 18 anos, a farmácia deverá avaliar as condições físicas, psíquicas e emocionais para realizar o teste e receber o resultado. Crianças com menos de 12 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Os testes funcionarão como triagem, não como diagnóstico final.

Em resultados positivos, o profissional responsável pela testagem irá orientar o usuário a procurar um serviço de saúde autorizado para a conclusão do diagnóstico. (Com informações do Estadão – 02.08.2024)

Anterio

Próximo