Exame permite avaliar resposta imunológica após aplicação da Vacina Pneumocócica Polissacarídica

Uma linha de produtos desenvolvida pela Binding Site, empresa associada à CBDL, oferece um painel inovador para avaliação da habilidade do sistema imune na produção de anticorpos. 

A linha de kits Vacczyme™ permite avaliar a eficiência das vacinas no organismo dos pacientes com suspeita de imunodeficiência, seja ela primária ou secundária. Esse tipo de exame é uma ferramenta importante tanto para direcionar o diagnóstico e auxiliar o monitoramento de imunodeficiências, quanto para avaliar a capacidade do organismo para combater doenças infecciosas. Isso porque a medição da resposta às vacinas permite uma análise da capacidade do sistema imunológico de produzir anticorpos específicos. 

O kit Vacczyme™ PCP IgG para sorotipos específicos de pneumococo é um dos mais utilizados. A Binding Site desenvolveu este produto para medir as respostas de anticorpos às vacinas pneumocócicas que incluem os 23 polissacarídeos isolados do Streptococcus pneumoniae

Esses polissacarídeos representam cerca de 80% dos comumente encontrados em sorotipos virulentos. Então, a imunização com vacinas ´23-valentes´é recomendada para pacientes idosos para reduzir a mortalidade devido à pneumonia e para crianças com mais de 2 anos que correm risco de vida devido à infecção pneumocócica grave.

O exame será de grande valia para médicos, como pediatras ou imunologistas, que lidam com doenças primárias ou com imunodeficiências secundárias. Isso porque possibilita uma triagem dos pacientes, de modo simples, eficaz e com baixo custo.

“O Vacczyme™ é útil tanto durante o processo de diagnóstico do paciente, indicando ou eliminando a possibilidade de se pedir outros exames, quanto no monitoramento, já com o diagnóstico fechado, justamente para avaliar a habilidade que o sistema imune tem de responder à vacinação”, explica a diretora científica da Binding Site, Elyara Maria Soares.

Avaliação do sistema imune e da resposta à vacina

O processo de avaliação com o kit Vacczyme™ começa com a coleta de sangue. O técnico separa uma amostra de soro do paciente para medição de anticorpos. Então, a pessoa recebe uma vacinação comum ou o reforço contra um antígeno específico, como o PCP.

De três a quatro semanas depois da vacinação, retira-se uma segunda amostra de soro do paciente. Após essa etapa, as amostras pré e pós-vacinação vão para análise lado a lado em uma placa de ELISA pré-revestida com o antígeno específico da vacina. Portanto, os anticorpos específicos contra o antígeno da vacina presentes nas amostras ligam-se ao antígeno da placa.

A ligação pode ser identificada pelo produto de reação colorido nas placas, cuja intensidade é proporcional à concentração de anticorpo na amostra. A densidade óptica (DO) de cada placa no ELISA é lida a 450 nm em um leitor de microplaca. O kit inclui os reagentes, assim como os calibradores e controles.

A concentração de anticorpos nas amostras pré e pós-vacinação pode ser lida diretamente na curva traçada usando os resultados de DO dos calibradores de concentração conhecida. Então, pode-se comparar as concentrações de anticorpos pré e pós-vacinação para avaliar se houve resposta positiva frente à vacinação realizada.

“O painel de produtos VaccZyme™ da Binding Site faz parte de nosso menu competitivo de ensaios que estão alinhados às diretrizes clínicas para o diagnóstico e tratamento de imunodeficiências”, destaca Elyara. (Com informações da Binding Site – 01.06.21)

Anterio

Próximo