Estudo sobre câncer colorretal será o maior realizado no País

Está sendo realizada por cientistas da Faculdade de Medicina da USP(FMUSP) em parceria com a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a maior pesquisa sobre câncer colorretal do Brasil.

 

A região escolhida é a zona leste de São Paulo onde serão recrutadas 16 mil pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 50 e 75 anos. Entre os bairros estudados estão: Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel.

 

“O objetivo inicial é concluirmos a pesquisa em seis meses. Mas, provavelmente, deverá durar mais tempo, até o dobro da previsão”, afirmou o professor da FMUSP, José Eluf, coordenador da pesquisa.

 

O câncer colorretal é o terceiro mais comum no País e o segundo no estado de São Paulo.

 

Chamada de “Rastreamento de Câncer Colorretal”, a pesquisa também conta com a participação da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

 

O estudo partirá de um convite dos agentes comunitários de saúde e profissionais das Unidades Básicas aos moradores destas regiões que se encaixam no perfil. Os participantes responderão a um questionário e receberão kits para coleta de amostras de exame de fezes.

 

Os pacientes com resultado positivo serão encaminhados para exame de colonoscopia no HC da FMUSP e os casos diagnosticados como câncer vão receber tratamento no ICESP.

 

 

(Com informações da Agência USP – 14.7.16)

Anterio

Próximo