Especialista debate o impacto do diagnóstico microbiológico na era da Covid-19

A Sociedade Brasileira de Microbiologia realiza entre os dias 22 e 24 de outubro, no formato online e presencial, o 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia, cujos trabalhos e palestras irão abranger 14 áreas da microbiologia, entre elas Microbiologia Industrial e Biotecnologia.

A bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, e patrocinadora do evento, realizará no dia 22/10, das 12h às 12h30, a palestra técnica “Perfil da Resistência Bacteriana e o Impacto do Diagnóstico Microbiológico na era da Covid-19”, apresentada pela Dra. Maria Goreth Matos de Andrade Barberino, consultora do Serviço de Microbiologia do Hospital São Rafael (Salvador/BA) e mestre e doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto Gonçalo Muniz – Fiocruz Bahia.

Em sua palestra, a Dra. Goreth irá abordar o uso inadequado de agentes antimicrobianos, especialmente dos antibióticos de amplo espectro, como azitromicina e levofloxacina, para tratamento da Covid-19, que contribui para o aumento da resistência antimicrobiana.

Segundo a especialista, embora os dados sobre o aumento da disseminação de microrganismos multirresistentes (#MDR) ainda sejam escassos, alguns estados têm observado um aumento de 90% de cepas de MDR, comparando os primeiros trimestres de 2019 e de 2021.

A mudança do perfil de resistência tem impacto importante sobre a conduta clínica e o laboratório de microbiologia tem papel fundamental na otimização do uso de antibimicrobianos.

Mais informações e inscrições: https://sbmicrobiologia.org.br/31cbm2021/inscricoes/ (Com informações da Press Talk – assessoria de imprensa da bioMérieux – 20.10.21)

Anterio

Próximo