Em 2020 houve subnotificação de casos de dengue em função da Covid-19

O primeiro semestre de 2020 apontou um aumento no número de casos de dengue em relação ao ano de 2019. Foram notificados 890.362 casos, com taxa de incidência de 423,7 casos para cada 100 mil habitantes.

No entanto, com a chegada da pandemia de Covid, mesmo com o aumento, houve uma subnotificação de casos de dengue, devido a fatores como fechamento de unidades de saúde, atendimento restrito, além do medo das pessoas em procurarem atendimento médico.

Alguns estudos demonstram que os vírus da dengue e do novo coronavírus contam com similaridade antigênica. Testes sorológicos apresentaram resultado falso-positivo para dengue em pacientes que na verdade estavam com o SARS-CoV-2 e falso-positivo para a Covid-19 em pacientes com dengue.

Para confirmar as arboviroses como dengue, zika e chikungunya, os pesquisadores utilizaram a técnica de RT-PCR. Entretanto, os testes moleculares também apresentaram agilidade, segurança e alta sensibilidade para a identificação inequívoca destas doenças, o que permite o diagnóstico preciso e a notificação correta dos casos.

Com a superlotação dos laboratórios públicos, sobrecarregados para atender à demanda de testes moleculares para Covid-19, atualmente alguns laboratórios particulares estão realizando os exames moleculares para arboviroses. (Com informações do Labnetwork – 22.12.20)

Anterio

Próximo