Líder mundial em produtos e soluções científicas, a Thermo Fisher apresentou novidades durante o HIS (Healthcare Innovation Show) 2017, ocorrido em São Paulo nos dia 25 e 26 de outubro. A empresa participou do evento para falar sobre inovação e sobre seus últimos lançamentos, que auxiliam o diagnóstico e o tratamento médicos na era da medicina molecular.
Atualmente é possível perceber maior ênfase na busca e identificação de biomarcadores diretamente ligados a graves mutações para ajudar os médicos a escolherem a melhor rota terapêutica para cada caso. Só neste ano, a FDA (Food and Drug Administration), realizou uma série de aprovações de ferramentas genéticas que são de extrema importância em exames e tratamentos de doenças como o câncer.
Na opinião de Roberto Mendes, presidente da Thermo Fisher Scientific para a América Latina, “a mudança de paradigma no ecossistema da saúde passa necessariamente pela incorporação de novas tecnologias e modelos de gestão mais criativos para lidar com o complexo cenário brasileiro”. Ele ressaltou que essa edição do HIS possibilitou uma discussão ampla sobre inovação com os mais respeitáveis líderes do setor.
No contexto de novas tecnologias, a Thermo Fisher recebeu recentemente a aprovação da FDA por seu Oncomine Dx Target, que é o primeiro teste diagnóstico por sequenciamento de nova geração (NGS) e que simultaneamente avalia 23 genes associados ao câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC, sigla em inglês). O painel também serve como diagnóstico complementar (CDx) para três terapias já aprovadas pelo FDA para NSCLC. A solução acelera o processo de análise da amostra tumoral, possibilitando a combinação de pacientes a terapias mais eficazes para seu quadro clínico, em questão de dias, ao invés de semanas.
(Com informações do portal Labnetwork – 26.10.17)