A genética tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a medicina, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz no tratamento de diversas doenças de base celular, como o câncer. Não é à toa que, em 2020, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – o Genomas Brasil – para mapear 100 mil genomas de brasileiros e, assim, formular tratamentos específicos para cada um deles.
No entanto, os cursos que introduzem a genômica aplicada na área clínica, por exemplo, podem ter um valor muito alto para quem deseja expandir o seu conhecimento e oferecer um diagnóstico certeiro para seus pacientes. Nesse contexto, Wiliam Régis, nutricionista e doutor em Biologia Funcional e Molecular, tem se destacado como um dos principais especialistas sobre o assunto, oferecendo cursos acessíveis sobre a Genômica Clínica Integrativa, que auxilia qualquer profissional de saúde, da farmacologia à neurologia, a descobrir a raiz das patologias por meio de exames de precisão.
Os cursos ministrados por Régis abordam o uso da genética em três segmentos: nutricional, esportivo e de longevidade. Portanto, o doutor capacita médicos de diferentes especialidades a ampliarem o olhar para os pacientes e seus objetivos. Entre as possibilidades do uso de informações genéticas, é possível não apenas regular a alimentação e a prática de exercícios dos pacientes, como também orientar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, levando em consideração a individualidade de cada paciente.
“Com o avanço da tecnologia, é possível realizar exames genéticos que fornecem dados valiosos sobre a predisposição a certas condições de saúde, a resposta a determinados medicamentos e até mesmo as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo. É uma experiência de enxergar os pacientes em todos os aspectos da sua vida por meio do seu DNA e, com ele, construir uma estratégia de intervenção preditiva mais direcionada, personalizada e altamente eficaz para a sua qualidade de vida”, pontua Régis, que, desde 2022, é o diretor científico da DF Medica Brasil, empresa com sede na Itália e responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos genéticos para a promoção de saúde e bem-estar.
Com poucos anos de criação, os cursos do pesquisador já contam com mais de mil profissionais de saúde, de diferentes áreas, formados em Genômica Clínica Integrativa.
“A genética é uma ferramenta poderosa, mas muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre como utilizá-la de forma prática. Então, o meu objetivo é fornecer todo o conhecimento necessário para esses profissionais, além de proporcionar uma experiência direta com a empresa que mais produz testes genéticos no país. Penso que os profissionais de saúde não devem ter como prioridade apenas o aprimoramento de sua expertise, mas principalmente, o cuidado redobrado com seus pacientes.” (Com informações da M Veríssimo Comunicação – 19.10.23)