Digital Day: A QIAGEN apresentou sua solução de PCR digital à pesquisadores dos setores acadêmico, privado e industrial, em São Paulo

Na última quarta-feira, 29 de junho, a QIAGEN, multinacional alemã, líder em tecnologia para diagnósticos moleculares e associada à CBDL, promoveu na capital paulista o Digital Day – a Nova Era da PCR. Reunindo executivos, pesquisadores e lideranças da área da saúde, a companhia apresentou sua solução de PCR digital, o QIAcuity, um sistema preciso e moderno que promete revolucionar o ecossistema de pesquisas e estudos relacionados aos diagnósticos laboratoriais do país.

“Em primeiro lugar, ter a possibilidade de interagir novamente com nossos clientes e parceiros. Sentir o mercado e entender melhor as tendências, pontos de atenção e oportunidades. O Digital Day é um evento científico que busca compartilhar com nossos clientes o que há de mais avançado na tecnologia à serviço das ciências da vida. Seja no âmbito da pesquisa, clínica ou indústria, as inovações tecnológicas e digitais são fundamentais para acelerar os avanços da humanidade, e a QIAGEN traz no seu DNA a missão de entregar aos seus clientes soluções eficientes e integradas que buscam o melhoramento da vida em todos os seus aspectos. Eventos como esse nos ajudam nessa missão”, declara Paulo Eduardo Gropp, VP da QIAGEN na América Latina.

De acordo com a participante do evento, Elisa Napolitano e Ferreira, pesquisadora do Grupo Fleury, os eventos científicos são sempre muito ricos, onde é possível trocar experiências com colegas da área e ouvir experiências de especialistas, a fim de manter a atualização essencial para o dia a dia de trabalho. “O evento foi uma imersão dentro de uma nova tecnologia para um novo patamar na biologia molecular. O encontro foi muito interessante para focar na metodologia, conhecer outras aplicações e possibilidades, o que traz muita informação para trabalhar na rotina do laboratório e pensar no desenvolvimento de novos testes aos pacientes”, destaca.

Para Zilton Farias Meira de Vasconcelos, pesquisador em saúde pública do Instituto Fernandes Figueira (IFF – Fiocruz – RJ), “como pesquisador voltado à saúde materno-infantil, posso dizer que precisamos da tecnologia para melhoria dessa área no Brasil. Sem dúvida, foi um evento de grande importância para nós”, aponta.

Outro participante do evento, Mariano Gustavo Zalis, diretor de pesquisa e desenvolvimento do OC Precision Medicine, área do Grupo Oncoclínicas que engloba os laboratórios de anatomia patológica, genômica e inovação focados em oncologia, comenta que “estamos vivendo no mundo da medicina de precisão e nada mais importante do que ter uma tecnologia de pesquisa de altíssima precisão como o PCR digital, em um momento em que precisamos de grande sensibilidade para diagnósticos, especialmente os de câncer, para que sejam definidos os melhores tratamentos. Sem dúvida, é um grande evento para que todos entendam os benefícios de ter uma análise melhor em relação ao método. A QIAGEN está trazendo uma nova tecnologia para que os laboratórios brasileiros estejam no mesmo nível de outros países, isso é muito importante”.

Segundo Guilherme Capiraço Campese, analista químico da MARS, eventos como o Digital Day contribuem com as iniciativas da empresa, assim como muitas outras vertentes em âmbito nacional. “A MARS em si é uma companhia de tamanho global, então, todos os novos desenvolvimentos, as novas tecnologias, todos os novos padrões que estão sendo aplicados têm uma capilaridade que envolve o globo. Toda criação de conexões de valor mútuo que fazemos, permitem que as parcerias mundiais fiquem muito mais fortes e impulsionam a chegada de muitas coisas novas para o Brasil”, evidencia.

A revolução do PCR digital

Devido à sua precisão e alto poder tecnológico, o QIAcuity está disponível para pesquisadores de diferentes áreas e centros de diagnósticos laboratoriais, sendo, por exemplo, uma ferramenta de rápida resposta aos estudos e investigações realizados por meio da dosagem de proteína C reativa (PCR), fundamental para entender estados inflamatórios de pacientes em quadros de risco de doença cardiovascular, como infarto e derrame cerebral, infecções bacterianas, artrite reumatóide, lúpus, vasculite e até mesmo casos de câncer, em especial o linfoma, entre outras situações de inflamação no organismo.

Integrando três módulos em um único equipamento, o QIAcuity é baseado em nanoplacas, o que permite a geração de partições de maneira uniforme, sem variação de tamanho ou coalescência, o que aumenta ainda mais a robustez dos dados, pois mensura, precisamente, mesmo as quantidades mínimas de DNA e RNA em testes de pesquisa para vírus, por exemplo. Além disso, o sistema é extremamente rápido, quando comparado aos demais, sendo que da amostra ao resultado gasta-se aproximadamente duas horas, enquanto outros sistemas levam em torno de cinco a seis horas.

Utilizado por institutos de monitoramento de águas residuais para fins epidemiológicos durante o período da pandemia, a solução foi essencial para o controle, acompanhamento e análise das redes de esgoto, ajudando a prever o aumento do número de casos da doença, o surgimento de uma nova cepa até então desconhecida, e ainda, auxiliando na adoção precoce de medidas preventivas contra a disseminação do vírus da Covid-19.

“Para nós da QIAGEN, entregar soluções de qualidade é mais do que um objetivo, é nossa missão. A eficiência nos fluxos laboratoriais depende de soluções inovadoras e serviço de excelência. Nossa paixão é caminhar ao lado de nossos clientes, garantindo a eles todo o suporte tecnológico e conhecimento para que resultados confiáveis amparem suas decisões rotineiras. Como líderes globais no desenvolvimento de novas tecnologias, entendemos que somente seremos bem-sucedidos em nossa missão se assegurarmos que essa inovação tecnológica alcance todo e qualquer laboratório do país”, conclui Carolina Souza, Head de Marketing para Life Sciences, na QIAGEN. (Com informações da AtitudeCom – assessoria de imprensa da QIAGEN – 05.07.22

Anterio

Próximo