O rotavírus é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos. É um vírus altamente transmissível que pode infectar pessoas de qualquer idade, mas a manifestação clínica severa é mais comum em crianças pequenas. A transmissão é fecal-oral, podendo ser diretamente, de pessoa para pessoa, ou indiretamente via água, alimentos ou objetos contaminados.
Os principais sintomas são diarreia com aspecto aquoso, febre e, em menores de 2 anos, vômitos. A tendência da doença é evoluir espontaneamente para a cura, porém, a reposição de líquidos e minerais, para prevenir ou corrigir a desidratação, é de extrema importância. Além disso, é necessário um manejo nutricional adequado.
A administração da vacina para rotavírus humano G1P1[8] (atenuada) em crianças menores de seis meses é a melhor forma para a prevenção. Também é importante lavar bem as mãos antes e depois de utilizar o banheiro e ao manipular/preparar os alimentos, higienizar corretamente os alimentos e as superfícies e utensílios e equipamentos usados na preparação, não utilizar água de rios ou poços contaminados e manter o aleitamento materno, aumentando a resistência das crianças contra as diarreias.
O diagnóstico correto do rotavírus é importante, uma vez que se não tratado adequadamente, pode evoluir para complicações e quadros graves, que podem, inclusive, levar à morte. Estima-se que anualmente 500 mil crianças morram por complicações do vírus em todo o mundo. A solução LIAISON® Rotavírus oferece um teste CLIA preciso e de alta qualidade para a determinação de gastroenterite viral usando uma única amostra de fezes, um recurso não invasivo, rápido e que permite o diagnóstico preciso. Além disso, o uso do Dispositivo Quantitativo de Extração de Fezes LIAISON® reduz as etapas de preparação das amostras extraídas e permite ao operador manusear facilmente as fezes, economizando tempo.
Referências
(Com informações da Diasorin – 02.02.24)