Dia Mundial da Tuberculose: disponível no SUS, teste IGRA é referência no diagnóstico precoce da doença

Determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose acontece no próximo 24 de março, com o propósito de conscientizar e erradicar uma das doenças mais antigas do mundo. A preocupação é global, mas somente o Brasil concentra um terço de todos os casos da doença nas Américas, com o país registrando 81 mil novos diagnósticos de tuberculose em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde. Com um cenário alarmante, algumas medidas já foram adotadas, como a disponibilização do teste IGRA pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Raphael Oliveira, gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN,  multinacional associada à CBDL e responsável por trazer a solução de testagem ao país, uma das maneiras mais efetivas de conter o avanço da doença é realizar a busca sistemática pelos novos casos nos grupos de risco, ainda que essas pessoas não apresentem sintomas e não estejam possivelmente infectadas pela tuberculose apenas em sua fase latente (ILTB). Segundo ele, quanto antes diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura efetiva para a doença. 

“O teste IGRA está entre os exames recomendados pela OMS para diagnosticar a tuberculose latente, devido à precisão e agilidade nos resultados. Além do SUS, o teste está disponível na rede privada, em mais de 59 laboratórios em todo o país. Quando pensamos na população que está mais sujeita a doença, como os portadores de HIV, o monitoramento da enfermidade por meio do IGRA torna-se ainda mais necessário. Somente em 2022, de acordo com a OMS, de 1,3 milhão de pessoas que morreram por tuberculose, 167 mil eram portadoras de HIV”, alerta o executivo.

Como é o teste de tuberculose do SUS

Conhecido como QuantiFERON-TB Gold Plus, para realizar o teste IGRA do SUS, disponível também em unidades de saúde privada, o sangue do paciente é coletado e levado para análises laboratoriais que levam até 24h para dar o resultado, com alto potencial de precisão. 

Anteriormente, o SUS oferecia apenas o teste cutâneo ou prova tuberculínica, onde se aplica uma injeção administrada de forma subcutânea, e a reação do organismo é observada dentro do período de até 72 horas após a aplicação, formando uma espécie de caroço que deve ser medido na régua. Se for formada qualquer reação superior a 5 mm, o exame é considerado positivo — mas o paciente precisa voltar ao hospital para as medições. 

“O Teste Tuberculínico, utilizando o PPD, é um diagnóstico que apresenta limitações de desempenho. Ele ainda é oferecido pelo SUS, porém, enfrenta frequentes problemas de desabastecimento, o que impacta a disponibilidade do exame para a população. Além disso, o PPD pode apresentar um resultado falso-negativo, especialmente aos que convivem com o HIV, e a pessoa corre o risco de ter a doença ativada por desconhecer o seu estado. Já o IGRA, apresenta um diagnóstico rápido e seguro, com a precisão de testes laboratoriais, e não requer uma análise clínica do paciente após sua realização. Além disso, seu custo-efetividade é melhor para o sistema de saúde”, explica Oliveira.

Quem tem direito ao teste IGRA

A testagem da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) é essencial para pessoas do grupo de risco, devido à fase inicial assintomática da doença, que pode durar muito tempo até que a imunidade do paciente seja afetada. No SUS, o IGRA está disponível para crianças maiores de dois anos e menores de dez, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa, candidatos a transplantes de órgãos, pacientes com HIV e pessoas com doenças inflamatórias imuno mediadas, incluindo a psoríase, doença de crohn e artrite reumatoide.

Após sua fase latente, a tuberculose pode evoluir de forma grave e rápida. Entre os principais sintomas estão a tosse crônica e persistente, febre, perda inexplicada de peso e, quando grave, sudorese noturna. Aos primeiros sinais de suspeita de contato ou sintomas, é recomendada a busca por ajuda e orientação médica. A tuberculose é uma doença tratável e curável, mas o sucesso da cura depende da rapidez do diagnóstico e tratamento. (Com informações do ATDC Group – 21.03.24)

Anterio

Próximo