A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de trazer para o país um novo exame para monitoramento de pacientes com mieloma múltiplo. O teste diagnóstico é muito mais preciso do que os procedimentos usualmente utilizados, como a eletroforese de proteínas (SPE) e a imunofixação de proteínas séricas (IFE).
O mieloma múltiplo ocorre quando as células plasmáticas se tornam cancerígenas e crescem de maneira desordenada. As células plasmáticas produzem uma proteína anormal (anticorpo) conhecida por vários nomes, incluindo imunoglobulina monoclonal, proteína monoclonal (proteína M), espícula M ou paraproteína. A doença é mais frequente em pessoas acima dos 50 anos de idade e não tem cura, apenas controle. O tratamento depende do estágio da enfermidade e incluiquimioterapia, corticosteroides, radioterapia ou transplante de células-tronco. Por causa da raridade, não há, até hoje, dados epidemiológicos do mieloma múltiplo no Brasil. O levantamento de incidência de câncer no Brasil, divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), não apresenta números da doença.
“Devido a sua alta sensibilidade, o novo exame diagnóstico é indicado quando os métodos tradicionais de eletroforese e imunofixação são considerados imprecisos ou insensíveis, podendo revelar a presença de doença residual em pacientes considerados em remissão completa por outros métodos”, explica Gustavo Fernandes, diretor da Dasa Oncologia.
“Trata-se de um teste de anticorpos policlonais séricos para gamopatias monoclonais de imunoglobulinas intactas, incluindo o mieloma múltiplo. A vantagem desse teste inovador é a precisão e sua capacidade de realizar análises mesmo com níveis baixos de proteínas monoclonais. Assim, o profissional que acompanha o paciente terá um monitoramento mais eficiente, impactando diretamente nas decisões clínicas”, afirma Lívia Avallone, Coordenadora Médica Novos Produtos da Dasa.
O novo teste já está disponível nas unidades da Dasa em todo o Brasil e não precisa de agendamento. (Com informações da Bowler – 24.03.23)
Boa tarde.
Poderia me informar qual o nome do teste?
Hevylite cadeia pesada e leve.