Dasa lança com exclusividade no Brasil exame que avalia necessidade de quimioterapia para tratar câncer colorretal

A Dasa, rede integrada de saúde, firmou parceria com a HalioDx, empresa francesa pioneira na realização de diagnósticos imuno-oncológicos, e traz com exclusividade ao Brasil o Immunoscore®. Trata-se de um exame capaz de informar o risco de recorrência e avaliar a resposta ao tratamento com quimioterapia de pacientes com câncer de cólon em estágio inicial.

“São mais de 51 mil novos casos de câncer colorretal por ano no Brasil, o que significa um grande desafio para o setor de saúde no País. Metade dos casos podem estar sendo submetidos a tratamento quimioterápico, para diminuir o risco de recidiva, de forma desnecessária. O Immunoscore® é um teste genético efetivo para identificar a real necessidade de pacientes com câncer de cólon em estágio inicial fazerem quimioterapia”, comenta Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.

Médicos oncologistas e pacientes de todo o Brasil poderão solicitar o Immunoscore® nas mais de 40 marcas de laboratórios da Dasa. Atualmente o exame já está disponível nos principais países da América Latina (México, Colômbia e Argentina) como parte da rotina de prática médica de grandes centros de oncologia, como o Instituto Fleming, em Buenos Aires, além do Reino Unido e Estados Unidos.

“A parceria entre Dasa e HalioDx representa um avanço significativo para o tratamento do câncer colorretal no Brasil, garantindo o acesso à oncologia de precisão por meio de uma tecnologia avançada e inovadora. As quimioterapias poderão ser indicadas com ainda mais precisão a partir deste exame”, conclui Campana.

“Estamos impressionados com a capacidade da Dasa dada sua forte presença no Brasil e histórico comprovado de sucesso no mercado de diagnósticos. Queremos expandir ainda mais nossa rede de distribuição em todo o mundo por meio de atores-chave como a Dasa, e defender a introdução do Immunoscore® na prática de rotina dos oncologistas”, disse Vincent Fert, CEO da HalioDx.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores de cólon e reto (ou colorretal) podem ser detectados precocemente por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). Além do diagnóstico precoce, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza ainda a importância do rastreamento em pessoas acima de 50 anos, através do exame de sangue oculto de fezes. (Com informações da Bowler – assessoria de imprensa da DASA – 14.04.21)

Anterio

Próximo