Conscientização de Novembro Azul também deve tocar o câncer de pênis provocado pelo HPV, alerta mestre em Oncologia

Um estudo epidemiológico sobre a prevalência nacional de infecção pelo Papilomavírus (HPV), realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, em 2018, demonstrou que os diferentes tipos de HPV configuraram alto risco para o desenvolvimento de cânceres em 35,2% dos participantes, 51,8% na população masculina.

O que sabemos é que muitos cânceres são associados ao HPV, entre eles, câncer de pênis, câncer de colo de útero, câncer de vagina, de vulva, de canal anal, boca e orofaringe.

Segundo o MD, Ph.D. e mestre em Oncologia, Dr. Wesley Pereira Andrade, médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o mês de conscientização para a prevenção do câncer de próstata também deve tocar na problemática da consciência contra o HPV.  

“Além das prevenções usuais como uso de preservativos, há uma vacina contra o Papilomavírus que previne os cânceres relacionados ao HPV. A vacinação imunoefetiva, em geral, se inicia antes do início das atividades sexuais. Para as meninas, a idade da vacinação é a partir dos nove anos. E meninos, 11 anos. Os efeitos satisfatórios vão até os 45 anos. Porém, quanto mais idade o indivíduo tiver, menos eficácia tem esta vacinação”, alertou o oncologista. (Com informações da Oficina de Mídia – 03.11.21)

Anterio

Próximo