Com medicina de precisão, Thermo Fisher apoia GRAACC na luta contra o câncer infantojuvenil

Com o objetivo de apoiar o combate ao câncer infantojuvenil, a Thermo Fisher Scientific, líder mundial em produtos e soluções científicas e associada da CBDL, destaca uma de suas ações em parceria com o Hospital do GRAACC, referência no tratamento de alta complexidade de câncer infantojuvenil, para viabilizar o uso de Medicina de Precisão, com foco em sequenciamento de nova geração (NGS) como fonte de informações para apoiar nas escolhas de tratamentos mais assertivos para pacientes oncológicos pediátricos.

Para auxiliar o GRAACC, a Thermo Fisher viabilizou a tecnologia Ion Torrent e a instituição adquiriu o painel Oncomine de NGS, projetado para pesquisa de todas as formas mais comuns de câncer infantil, incluindo leucemia, tumores cerebrais e um grupo diversificado de tumores sólidos, avançando a medicina de precisão da pesquisa à realidade em crianças e adultos jovens.

A Medicina de Precisão é uma tendência na saúde, com abordagens mais avançadas e personalizadas que contribuem para o êxito do tratamento de diversas patologias. “O NGS faz uma espécie de “leitura” genética de uma amostra do tumor, contribuindo para a assertividade na indicação terapêutica, permitindo identificar de antemão os melhores caminhos e descartar as possibilidades que não são promissoras para aquele caso específico”, explica Nicolas Marchon, Diretor de Marketing da Thermo Fisher Scientific.

No ramo da Oncologia, a prática envolve técnicas de análise molecular para identificar as alterações genéticas das células dos tumores ou das neoplasias e compreender como elas se comportam. Ter acesso ao perfil molecular do tumor fornece informações acionáveis, ou seja, permitem com que os médicos possam prescrever terapias-alvo ou imunoterapias personalizadas a seus pacientes.

“O NGS ampliou muito as possibilidades nos tratamentos. Com ele, pudemos ajudar diversos pacientes, com a determinação do diagnóstico e acompanhamento de diversos tumores da infância. A definição precisa deste diagnóstico municia o corpo clínico para a escolha de um protocolo de tratamento mais assertivo. Há um futuro promissor na nossa missão de proporcionar às nossas crianças e adolescentes as melhores e mais modernas perspectivas de tratamento e qualidade de vida”, diz Dra. Silvia Toledo, geneticista e coordenadora do laboratório de genética do Hospital do GRAACC.

No Brasil, de acordo com estimativas do INCA, o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no país, com cerca de 8% do total. O diagnóstico precoce e o tratamento em centros especializados possibilita a cura em 80% dos casos.

A parceria com o GRAACC está ligada diretamente com a missão da Thermo Fisher, que tem a capacidade de impactar positivamente uma comunidade global de diferentes maneiras, seja contribuindo para um meio ambiente mais limpo, um lugar mais seguro e na atuação no desenvolvimento de soluções para contribuir com aplicação da medicina de precisão. (Com informações da assessoria de imprensa da Thermo Fisher – 01.03.23)

Anterio

Próximo