Clínica do Homem, iniciativa da AHF Brasil, é exemplo a ser seguido na prevenção e no tratamento das DSTs

Os testes rápidos laboratoriais e a experiência com os POCT (Point of Care Testing) fora do ambiente de laboratório foi tema do IX Workshop Internacional, ocorrido em setembro, no auditório da Anvisa, em Brasília (DF).

O representante da AHF Brasil (AIDS Healthcare Foundation), Beto de Jesus, apresentou palestra sobre a Clínica do Homem, iniciativa da Fundação presente em quatro cidades brasileiras: Manaus, Porto Alegre, São Paulo e Recife.

Jesus explanou detalhes da unidade de Recife e que já recebeu mais de 8 mil pacientes para a prevenção e o tratamento de HIV, sífilis e hepatites A e B. De acordo com percentuais apresentados por ele, dos 8 mil pacientes atendidos, 22% dos casos eram de indivíduos acometidos pela sífilis, índice maior que as outras doenças como HPV, candidíase e herpes. Apenas 6% dos pacientes, isto é, 476 homens, estavam infectados com o vírus do HIV.

Segundo o representante da AHF Brasil, os programas implantados nas quatro cidades demonstram resultados bem satisfatórios na prevenção e no combate de doenças sexualmente transmissíveis. “As clínicas contam com localizações acessíveis, horários diferenciados e zero discriminação, o que facilita muito o ingresso das pessoas”, comentou.

Para alastrar estas iniciativas, a AHF Brasil fez um planejamento de comunicação e marketing que incluiu convites em aplicativos de sexo, blitz em baladas, entre outras ações. “O paciente custa apenas 11 dólares por mês para a clínica. As clínicas prestam diversos serviços, não tão somente a realização de exames rápidos, mas também, tratamentos PrEP e acompanhamento psicológico, entre outros”, enfatizou Jesus.

O IX Workshop Internacional foi uma realização da Aliança Latino-americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv) em conjunto com a London School of Hygiene & Tropical Medicine e o IDC – The International Diagnostics Centre. (Com informações da Oficina de Mídia – 26.9.19)

Anterio

Próximo