Cientista afirma que o número de testes POC ainda é muito pequeno no Canadá

O neuropsicólogo e cientista canadense do Centro de Soluções de Saúde Urbana do St. Michael’s Hospital e professor de psiquiatria da Universidade de Toronto, Sean Rourke, proferiu palestra sobre os programas públicos de POCT no Canadá, durante o 9º Workshop Internacional, realizado na sede da Anvisa, em Brasília, e organizado pela Aladdiv.

Segundo Rourke, o Canadá conta com muitos territórios indígenas e cada província tem um sistema de saúde próprio. “10 mil canadenses estão infectados com o vírus do HIV e desconhecem o fato. Apenas 5% dos testes são POC e o número ainda é muito pequeno”, alardeou.

Na visão do professor, muitas pessoas ainda não foram diagnosticadas, e um grande número que sabe que tem o vírus não busca tratamento. “As pessoas querem ter o poder de escolha”, frisou ele.

Entre as medidas que o país deve tomar para combater o alastramento do HIV estão a adesão maciça dos testes rápidos e dos autotestes, além de novas técnicas de diagnóstico como o Dried Blood Spot (DBS) – visto que os índios, muitas vezes, não ficam confortáveis com a tecnologia POC -, um maior engajamento da comunidade, além de parcerias com farmácias e centros de testes rápidos fora do laboratório. (Com informações da Oficina de Mídia – 11.9.19)

Anterio

Próximo