Cidade de São Paulo amplia testagem para clamídia e gonorreia em usuários de PrEP

De acordo com a coluna do médico Rico Vasconcellos no UOL, a Prefeitura de São Paulo ampliou a testagem para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) clamídia e gonorreia para os usuários do programa de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A iniciativa de São Paulo é pioneira e os tratamentos são realizados de maneira gratuita pelo SUS.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a realização de exames para garimpar casos assintomáticos em populações vulneráveis a estas doenças e, desse modo, coibir suas transmissões. “Indivíduos com indicação do uso de PrEP são, por definição, vulneráveis a ISTs”, comentou o médico.

Em dezembro de 2019, os usuários da PrEP do  CTA Pirituba foram testados para clamídia e gonorreia. Já em agosto deste ano, outras três unidades também passaram a testar. São elas a SAE Ceci, a SAE Fidélis Ribeiro e o CTA Santo Amaro.

O protocolo do Ministério da Saúde indica que os usuários de PrEP devem se submeter aos exames de gonorreia e clamídia em urina ou em secreção uretral em, no mínimo, seis meses.

Em pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina da USP, no começo de 2020, feita com usuários de PrEP, os pesquisadores verificaram que  77% das infecções assintomáticas por gonorreia e clamídia deixariam de ser diagnosticadas caso fossem feitos exames apenas em urina. (Com informações da Coluna de Rico Vasconcellos – Viver Bem/UOL – 17.8.20)

Anterio

Próximo