CEE da Fiocruz revelará resultados de pesquisa sobre lab-on-a-chip

A Fiocruz, por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) divulgará os resultados de um estudo aprofundado sobre o lab-on-a-chip (LOC), isto é, um dispositivo que integrará e automatizará as diversas etapas de uma análise laboratorial em um único chip.

Com a adesão desta tecnologia, a Fiocruz espera um diagnóstico muito mais rápido e com baixo custo, e ainda a redução dos desperdícios e do perigo da exposição a substâncias químicas.

No próximo dia 17 de maio serão divulgados os resultados no workshop “O futuro do diagnóstico em Saúde Pública”, que será realizado na sala de conferências da CEE/Fiocruz. “Com o estudo, esperamos contribuir para que a instituição desenvolva sua capacidade de reflexão sobre o futuro, de forma integrada aos processos de decisão”, comentou Antonio Ivo, o coordenador do CEE/Fiocruz.

De acordo com as expectativas, a tecnologia LOC será capaz de proporcionar diagnósticos point-of-care (POC) nos locais de atenção, de maneira mais rápida e sem estruturas caras de laboratório.

“O LOC é um microdispositivo que combina tecnologia de microfluidos com funções elétricas e mecânicas para analisar volumes muito pequenos de líquidos. Tem enorme potencial de aplicação na área da saúde. Em até 20 anos, espera-se que esses dispositivos sejam produzidos em escala industrial e alcancem sucesso comercial global”, declarou Fábio Mota, um dos pesquisadores à frente do estudo. A expectativa é que os LOCs sejam incorporados, brevemente, ao SUS. (Com informações da Agência Fiocruz – 6.5.18)

 

Anterio

Próximo