A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), em conjunto com Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), apoiaram o Simpósio Internacional de Medicina Laboratorial, organizado pela Snibe Diagnostic, empresa chinesa especializada em equipamentos e reagentes de diagnóstico in vitro.
O evento ocorreu nesta sexta-feira, 19 de abril, em São Paulo, e contou com especialistas no diagnóstico laboratorial e palestrantes de vários países latino-americanos.
Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da CBDL, participou do encontro pela entidade e, em seu discurso inaugural, destacou a importância do fortalecimento da capacidade laboratorial do Brasil para diminuir o gap do acesso ao diagnóstico e terapias mais eficazes para os cidadãos “invisíveis “ao sistema de saúde. A diretora técnica da CBDL, Josely Chiarella, tamebém acompanhou o evento.
“Esta recomendação da OMS em sua resolução de maio de 2023 é fundamental para o sucesso das políticas públicas de saúde em todo o mundo, já que 47% da população global tem pouco ou nenhum acesso ao diagnóstico”, comentou ele. (Com informações da CBDL – 19.04.24)