Entre os dias 16 e 17 de setembro, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) participa da 26ª Sessão do International Medical Device Regulators Forum (IMDRF), em Seattle, nos Estados Unidos. O evento vai até o dia 20.
O IMDRF reúne as principais agências reguladoras como FDA (EUA), Health Canada, TGA (Austrália), PMDA (Japão) entre outras. O Brasil, por meio da Anvisa, é uma das agências fundadoras.
O fórum tem como objetivo promover a convergência regulatória global para facilitar o acesso a novas tecnologias de saúde, garantindo a qualidade e segurança dos dispositivos médicos e produtos IVD (diagnóstico in vitro). A reunião é apenas aberta para a indústria até o dia 17, nos outros dias a reunião é restrita às agências reguladoras.
O evento aborda questões essenciais sobre o desenvolvimento e a harmonização de sistemas regulatórios nas diferentes jurisdições. Representantes de grandes órgãos reguladores estiveram presentes, além da Organização Mundial de Saúde (OMS), e ainda, entidades representativas da indústria de dispositivos médicos.
A Anvisa foi representada por Augusto Geyer, Daniel Meireles Fernandes e Karen Noffs, Erica França Costa e Yane de Carvalho Guedes, diretores e gerentes da instituição. A CBDL esteve representada pela diretora técnica, Josely Chiarella. José Marcio Cerqueira (ABIIS), Sérgio Madeira (Abraidi), Letícia Seixas e Sandra Ligia González (Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória) também marcaram presença. (Com informações da CBDL – 17.09.2024)