A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), representada pelo presidente executivo, Carlos Eduardo Gouvêa, na companhia do diretor geral da Horiba Brasil, Fernando Jorio Rodrigues, que também é membro da Conselho de Administração da CBDL, esteve reunida na última quarta-feira, 11 de agosto, com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, além do secretário municipal de saúde do município, Tiago Teixeira e o gestor da Casa Civil da cidade, Gustavo Muryssael, para a entrega do Livro Branco do Diagnóstico Laboratorial 2021-2022, documento que detalha o cenário do diagnóstico no Brasil para o biênio.
Além da entrega do documento, a reunião também discutiu futuros projetos e parcerias nas áreas de saúde e meio ambiente, entre a CBDL, a empresa HORIBA e a Prefeitura de Jundiaí.
Gouvêa ressaltou a importância do diagnóstico precoce e preciso como ferramentas para melhor gestão da saúde pública, como por exemplo na área de triagem neonatal com a possibilidade de adoção do teste do pezinho ampliado, além de outras ações que apoiem o desenvolvimento saudável de bebês e crianças, foco prioritário para aquele município. Além disso, de acordo com Tiago Teixeira, a importância do “poder de predição possibilitado pelas novas tecnologias de diagnóstico possibilitará uma atenção maior à prevenção gerando assim uma situação de maior saudabilidade para a população em um futuro próximo“. (Com informações da Horiba e da Oficina de Mídia – 13.08.21)