CBDL fecha ano com evento no InRad da USP. Nova diretoria é eleita

A 201ª Assembleia Geral Ordinária da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) foi realizada nessa terça-feira (12/12), no Auditório 2, do InRad – Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em formato híbrido.

Protagonizou o temário do encontro, o processo de eleição da entidade para a gestão 2024/2025. Fúlvio Facco, diretor da empresa associada The Binding Site, foi nomeado presidente do Conselho de Administração (cargo anteriormente ocupado por Fábio Arcuri), tendo como vice-presidente, o CEO da Horiba, Fernando Jório. Carlos Eduardo Gouvêa segue à frente no próximo biênio como presidente executivo.

Também foram eleitos para os próximos dois anos: o diretor-tesoureiro, Vitor Muniz (Roche) e o diretor-científico, Marcos Phillipsen (Revvity/Euroimunn).

Compõem o Conselho Deliberativo, Jorge Janoni (Biosys/Kovalent), Eliane Calegare (Abbott) e Silvio Arndt (Bioclin). Já para o Conselho de Ética foram nomeados, Paulo Gropp (QIAGEN), Júlio Felix (Hilab), Fernando Oliveira (BioMérieux), Wagner Garcia (Plastlabor) e Liliana Perez (Siemens).

Por último, no Conselho Admissional, Celso Gastaldo da Wiener Lab; Denilson Laudares da Celer e Alessandra Peixe da Werfen.

Outros assuntos também estiveram em pauta como a apresentação do orçamento para 2024; os grupos técnicos, incluindo a criação do mais recente (Comunicação); apresentação de Proposta para o GT Biotech/Inovação por Gilberto Ugalde; apresentação dos planos para o Observatório do Diagnóstico, além de participação da parceira da CBDL, Ana Flávia Pires, da GermSure com o tema “Advocacy em Saúde”.

Palestras

O gerente médico do Laboratório de Genética Molecular (NGS, HLA e Citogenética) e co-coordenador médico do Programa de Medicina de Precisão do Hospital Albert Einstein, Dr. João Bosco de Oliveira, proferiu uma apresentação sobre “Inovação e Pesquisa em Diagnóstico: o Papel da Genômica”.

No âmbito jurídico, o advogado com especialização em Direito Tributário, Juiz no Tribunal de Impostos e Taxas (TIT-SP) e consultor tributário da CBDL, Dr. Felipe Novaes, ministrou palestra sobre “Atualização: O que esperar da Reforma Tributária?”.

As palestras tiveram participação maciça dos convidados com perguntas e comentários.

Outros assuntos

A diretora técnica da CBDL, Josely Chiarella também abordou a nova regulamentação da Anvisa para dispositivos médicos para diagnóstico in vitro (RDC 830), em substituição à antiga RDC 36.

Os tópicos do grupo de Logística também foram objeto de detalhada apresentação por João Moraes.

Outro tema abordado foram as ações de Marketing e Comunicação que foram adotadas pela agência YouCare, com a demonstração dos resultados obtidos nas redes sociais e na comunicação da CBDL.

Anterio

Próximo