O presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Fábio Arcuri, participou de uma mesa redonda, juntamente com a Anvisa e a SBPC/ML, no primeiro dia do 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, acontecido esta semana, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.
Arcuri, que apresentou palestra com o tema “Desafios Regulatórios para Registro e Acesso a Produtos Inovadores”, destacou o posicionamento da CBDL no tocante à sustentabilidade do negócio conforme os pilares da entidade como ética e compliance, acesso a novas tecnologias, regulação inteligente, qualidade e responsabilidade pelo diagnóstico do paciente, além do combate às práticas ilegais e às reservas de mercado.
No que se refere aos chamados Testes Laboratoriais Remotos (TLR) e os novos ambientes de atenção à saúde, o dirigente firmou o papel da entidade como ator protagonista na busca de soluções economicamente viáveis e com alta qualidade para uma maior inclusão de pacientes marginais ao sistema, alocados em locais ermos e de difícil acesso.
“A CBDL tem atuado, junto à ANS e à CONITEC, e em parceria com as sociedades médicas, para a valorização do IVD como etapa fundamental nas decisões clínicas com o menor custo dentro da cadeia”, concluiu Arcuri. (Com informações da Oficina de Mídia/CBDL – 26.9.19)