No fim de março, o presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, participou do International Symposium on Laboratory Medicine, em Shenzhen, na China.
Organizado pela empresa associada à CBDL, Snibe Diagnostic, em cooperação com a International Federation of Clinical Chemistry (IFCC), o encontro contou com a participação de especialistas da área laboratorial do mundo inteiro.
Pelo Brasil, o líder da CBDL esteve em companhia do presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Dr. Álvaro Pulchinelli, que discorreu sobre “Programa Laboratorial de Avaliação Toxicológica no Brasil”.
Gouvêa discursou sobre o tema: Fortalecimento da Capacidade Diagnóstica – O que o Brasil está fazendo para cumprir com o disposto na Resolução 76.5 da OMS.
Além do simpósio, o dirigente da CBDL visitou as instalações da SNIBE, além de assinar um Memorando de Entendimentos para a promoção de pesquisa científica e atividades educacionais na área de medicina laboratorial.
As moderações dos painéis ficaram por conta da Dra. Pilar Fernandez-Calle, da Espanha e Dra. Gulzhan Kerimbekova, do Cazaquistão.
Além do Brasil, o evento recebeu speakers de países como Uzbequistão, Filipinas, Alemanha, Malásia, Cazaquistão e Etiópia.
Entre os temas abordados, além dos que foram apresentados pela CBDL e SBPC/ML, o público pode acompanhar assuntos como: Implicações diagnósticas de doenças infecciosas emergentes – uma perspectiva de saúde única; Pré-diabetes; Gestão da Fase Pós-Analítica no Laboratório Clínico; Síndrome Antifosfolipídica – Triagem Laboratorial Primária e Pontos de Decisão Clínica; Experiência de Acreditação de Acordo com os Requisitos Padrão ISO 15189:2022 nos Laboratórios Médicos; Marcadores Sorológicos e Moleculares de Infecção por Hepatite B e Detecção Laboratorial, entre outros.
O enceramento ficou por conta da vice-presidente da Snibe, Lucy Liu.
(Com informações da CBDL – 04.04.2025)