A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) deram o pontapé inicial para a Campanha pelo Uso Consciente do Diagnóstico, promovida pelas duas entidades.
A campanha será realizada junto às diversas sociedades de especialidades e a primeira delas será a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) com o intuito de prevenir as doenças renais.
A campanha antecede às datas comemorativas do mês de março como o Dia Internacional da Mulher (8/3), e o Dia Mundial do Rim (9/3).
No material da campanha, algumas perguntas sobre peso, pressão sanguínea, diabetes, tabagismo e doenças renais e cardíacas são formuladas para incentivar o diagnóstico precoce e adequado das doenças do rim.
Além da busca por um diagnóstico precoce e adequado, a Campanha pelo Uso Consciente do Diagnóstico tem como objetivo desmistificar notícias veiculadas na mídia por autoridades públicas e planos de saúde sobre o excesso de exames laboratoriais solicitados pelos médicos. Os dados, dos quais nunca se soube a fonte, apontam que 50% dos exames não são acessados pelos pacientes.
No entanto, recente pesquisa da SBPC/ML realizada com laboratórios clínicos de todo o Brasil apontou que apenas 5,4% dos exames laboratoriais não são acessados pelos pacientes e que os gastos com exames laboratoriais representam menos do que 3% dos gastos totais em saúde.
(Com informações da Oficina de Mídia – 1.2.18)