O presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, concedeu entrevista exclusiva à rede Jovem Pan News, na última segunda-feira, dia 6 de agosto, a respeito do desabastecimento em laboratórios e hemocentros provocado pela retenção de produtos para saúde e de diagnóstico in vitro em portos e aeroportos brasileiros.
“As empresas não conseguem submeter novos pedidos de alteração de registro e nem sequer emitir as guias de recolhimento. Com isso, nenhuma empresa consegue submeter qualquer tipo de solicitação. As liberações não estão acontecendo, os estoques já estão críticos e alguns bancos de sangue estão com problemas de abastecimento por conta da falta de liberação das bolsas”, alertou o dirigente.
Wilson Schcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) também falou à rádio sobre o mesmo tema. “Muitos reagentes empregados na realização de exames são importados e precisam ser liberados pela Anvisa antes de chegarem aos laboratórios clínicos. Cabe lembrar que os médicos se baseiam em exames para definirem diagnósticos ou mesmo monitorarem a eficácia de tratamentos já estabelecidos”, alertou Schcolnik.
Clique aqui para ouvir a íntegra das entrevistas.
(Com informações da Oficina de Mídia – 10.8.18)