CBDL assina Marco de Consenso Brasileiro para reforçar ética e compliance entre entidades do segmento saúde

Carlos Eduardo Gouvêa, representando a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), abriu e encerrou oficialmente o Fórum Virtual “Américas – Ética na Saúde”, ocorrido entre os dias 17 e 18 de agosto, em Brasília (DF).

O encontro reuniu o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário; o vice-secretário de Comércio dos Estados Unidos, Don Graves; e a representante da OPAS/OMS para o Brasil, Socorro Gross Galiano, entre outras autoridades e personalidades do segmento saúde. O fórum também  contou com as presenças do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

Durante o evento, Gouvêa assinou, pela CBDL, o “Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multissetorial nos Setores de Saúde’, documento de comprometimento de 41 entidades representantes da indústria de produtos médico-hospitalares, hospitais, laboratórios, entidades médicas, planos de saúde e indústria farmacêutica, em dialogar e buscar soluções para o alinhamento das práticas éticas entre as entidades.

O Brasil é o nono país do mundo a formalizar um marco de consenso, juntando-se à Austrália, Canadá, Chile, China, Filipinas, Japão, Peru e Vietnã.

Além de presidente da CBDL, Gouvêa, que é executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde (IES), reiterou “o documento irá promover práticas éticas na busca de soluções conjuntas para complexos dilemas de integridade, antes que se transformem em graves problemas para o sistema de saúde”.

O Fórum foi uma iniciativa do Instituto Ética Saúde, da FGVethics, da Controladoria Geral da União (CGU), da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção (FECC), da Coalizão Interamericana para Ética Empresarial, Diálogo Empresarial das Américas, e da International Anti-Corruption Academy (IACA). (Com informações da Oficina de Mídia – 18.8.21)

Anterio

Próximo