Casos de Dengue e Covid explodem… Saiba as diferenças e a importância de testar

Esse ano tivemos uma antecipação dos casos de Dengue, que costumam ter pico em março/abril e depois da temporada de férias e o de carnaval, houve também um aumento de casos de Covid. De acordo com os mais recentes indicativos, foram mais de 650 mil novos casos de dengue no País, isso é 4 vezes mais do que o número de casos de 2023 no mesmo período, e 195 mil novos diagnósticos de Covid.

As duas doenças se equivalem na sintomatologia, ambas dão febre e dores no corpo, sendo que dengue costume ter febre mais alta que pode chegar a 40°C.

Além da febre, a dengue apresenta as dores musculares, nas articulações, de vômitos, dores atrás dos olhos e surgimento de manchas vermelhas. Já a Covid demonstra perda de olfato e paladar, diarreia, tosse, dor de garganta, coriza, pneumonia, entre outros sintomas. Isso faz com que os pacientes tenham muitas dúvidas.

De acordo com a farmacêutica e diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Josely Chiarella, “em muitos casos se faz necessária a testagem para auxiliar a avaliação clínica e fazer diagnóstico diferencial”.

Na avaliação de Josely, os testes rápidos são indicados para detectar as duas enfermidades, podem ser realizadas em farmácias e serem confirmadas nos laboratórios. “O importante é se prevenir, identificar o agente causador e no caso de agravamento dos sintomas procurar atendimento médico imediato”, conclui a farmacêutica. (Com informações da CBDL – 21.02.23)

Anterio

Próximo