Casos de Covid aumentaram em 136% as consultas via telemedicina este mês

Os casos de Covid em consultas por telemedicina aumentaram 136% em maio, em comparação a abril de 2022: foram cerca de 21.500 casos contra pouco mais de 9 mil no mês passado. É o que aponta levantamento realizado pela  Conexa, maior player de saúde digital da América Latina até ontem, dia 26. Os dados acompanham o crescimento de diagnósticos em todo o Brasil, já que relatório do Ministério da Saúde do último dia 17 indica uma alta de 33,6% em um mês. 

Pacientes que estão com sintomas de tosse, coriza, febre, dores no corpo, na garganta, na cabeça e outros sintomas característicos, tanto da gripe como da Covid-19, podem se beneficiar de uma consulta online, por meio da telemedicina. “Para que os pacientes se sintam mais seguros e evitem circular e transmitir o vírus, a saúde digital conta com profissionais especializados que podem fazer um diagnóstico rápido e assertivo”, destaca Gabriel Garcez, diretor médico de Conexa. 

O diagnóstico de uma síndrome gripal pode facilmente ser feito por telemedicina, guiando toda a conduta médica. Na consulta online, o paciente pode receber prescrição de remédios, solicitação de exames e até os atestados para o necessário isolamento durante o período de contágio da doença. “Durante a consulta, o médico busca pelos sinais de alerta, como falta de ar e dor no peito e avalia se há a necessidade de indicação para uma avaliação presencial. A taxa desse tipo de encaminhamento é de cerca de 5%.”. (Com informações da Bowler – 27.05.22)

Anterio

Próximo